segunda-feira, 27 de maio de 2013

A falta de compromisso com a educação

Durante os seis últimos meses no curso de pedagogia, estive em diversos lugares, entre eles estagio supervisionado, trabalho e o cotidiano. o tema que escolhi para defender se tornou um tabu entre pais e professores de diversas áreas A SEXUALIDADE, mas o que vem a ser esse assunto que deixa todos aflitos? O que não percebemos é que durante toda nossa vida vivenciamos isso, só não falamos abertamente o que desde muito tempo é "proibido", a historia da nossa vida, nossa cultura, a vivencia em sociedade o próprio meio social tudo isso faz parte da sexualidade do ser humano, uma Pedagoga ao ser indagada sobre a possibilidade desse assunto ser um tema de intervenção não quis colocar o nome da escola na linha de frente alegando que com crianças não podemos falar sobre esse tipo de assunto. Como? Se desde a hora que nascemos estamos entrelaçados, os próprios PCNs nos Temas Transversais falam sobre isso?. O que acontece é que ela não quer ter trabalho em explicar para os pais o que realmente essa temática significa, então professores preparem-se para entrar na era da CENSURA por parte dos próprios educadores.  

10 comentários:

  1. Essa temática torna-se muita estigante para trabalharmos na escola, para nós educadores é um desafio pois sabemos que muitas vezes as pessoas não querem se deparar com a realidade diante de nós ,não querem aceitar de trabalhar esse desafio na escola quando os mesmo poderiam estar preparando esses alunos para uma realidade muitas vezes vivenciadas.

    ResponderExcluir
  2. Minha opinião é que, em grande parte das vezes, é um problema ético. Por serem mal remunerados na rede pública, os professores se esquecem que quando não cumprem com seus compromissos, seja faltando ou não se preparando para dar uma boa aula ou fazer boas avaliações, e ir levando a "coisa" como dá, a falta de qualificação e principalmente de compromisso. Ir em busca de ensino que o aluno possa aprender para sua vida.

    ResponderExcluir
  3. A sexualidade realmente deveria ser abordada pelos temas transfersais, fundamentado nos próprios PCN's, a educação é uma área que tem amplas possibilidades e este assunto é muito importante para ser trabalhado na sala de aula.

    ResponderExcluir
  4. Esse e um dos desafios que todos nos vamos enfrentar,nas escolas e em nosso cotidiano porque a educação que alguns pais estão dando para seus filhos e triste no abandono onde a criança não sabe se defender desse mundo cruel que estamos vivendo hoje.
    Falta amor,dialogo,respeito e companheirismo precisamos de coragem e forca para enfrentar esse problema serio que estar corrompendo a familia.

    ResponderExcluir
  5. Falar de sexualidade no ambiente escolar é um grande desafio, pois as pessoas/profissionais não estão abertos a essa realidade, tão presente na vida de todos os sujeitos.

    ResponderExcluir
  6. O assunto sobre sexualidade escolar e um grande desafio,que enfrentamos hoje,principalmente falar abertamente para a criança,isso deixa todos aflitos.Esse assunto nem mesmos os professores estão preparados para explicar esse assunto que antes era tao proibido.

    ResponderExcluir
  7. Sem duvida isso e um tema pertinente a muito tempo,creio que esse problema já tenha acontecido com todos nos,muitos educadores ainda tem medo de encarar a realidade outros não querem sair do comodismo e fazer um trabalho diferenciado,não percebem o quanto e importante tratar desse tema chamado sexualidade desde a infância.

    ResponderExcluir
  8. A escola ainda apresenta inúmeras dificuldades em trabalhar a temática da sexualidade, em todos os aspectos. As manifestações sexuais que aparecem na escola demonstram, a cada momento, as dificuldades que as instituições educativas apresentam quando tratam da temática da sexualidade em seu cotidiano. quando o assunto é transmitido para crianças há uma resistencia por parte dos pais que acham que eles são muito novos para esse assunto, e quando se trata dos jovens, é tratado como deboche por ja estarem "familiarizado" com o assunto.

    ResponderExcluir
  9. O termo sexualidade na escola ainda é um grande desafio, principalmente na educação,o docente deve ser ativo para aborda essa tematica.

    ResponderExcluir
  10. A quem devemos levar a "falta de compromissona com a educação"?
    Muitas pesquisas apontam que ninguém quer assumir essa culpa, pois as respostas que ouvimos é que tudo está mil maravilhas, todas as crianças estão matriculadas e que a cada ano que passa mais escolas são construídas e que o governo continua a incentivar a educação por meio das bolsas e que cada família esta sendo assistida através dos incentivos do governo. Viramos a página e encontramos grandes índices de evasão escolar, greves de professores em busca de melhores reconhecimentos, não quero usar aquela velha reivindicação, escolas sem um PPP, escolas que nem se quer tem na sua biblioteca os famosos PCN's, digo famosos porque qualquer politico bem engravatado se refere maravilhosamente a respeito dos mesmos.
    Ta na hora de muita gente abrir os olhos, quem deveria abrir?

    ResponderExcluir